Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Na gestão Claudio Mendonça, Niterói não atingiu as metas do Ideb

O Globo - caderno Educação
Publicado: 21/08/12

Notas das escolas municipais e estaduais apresentaram desempenho considerado fraco, apesar do PIB

RIO - A estudante Thaís Junger Roseira, de 8 anos, foi na segunda-feira à escola, mas não conseguiu estudar. Aluna da Escola municipal Padre Leonel Franca, ela precisou voltar para casa por falta de professor. Seu colégio, no bairro Santa Rosa, é um sinal de como está a educação pública em Niterói. Apesar de ter o quarto Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com R$ 10,8 bilhões, o município não traduz tantos recursos em excelência de ensino. Os resultados recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não deixam dúvida.

Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a nota da rede municipal não subiu em relação à última avaliação: ficou estacionada em 4,6. Assim, a meta de 4,7 não foi atingida. Do 6º ao 9º ano, o índice caiu de 3,8 para 3,7. A meta de 4,3 ficou longe.
— A escola tem poucas salas para muitos alunos. Às vezes, minhas filhas ficam sem aula — diz Simone Junger Roseira Malaquias, mãe de Thaís.

A unidade teve o pior Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Niterói, com 2,7.

— As salas são muito cheias e os professores não conseguem dar atenção aos alunos — reclama a costureira Liliane Ferreira, tia de um aluno do 1º ano.
Já a Escola Municipal Júlia Cortines, em Icaraí, é uma exceção: atingiu o índice 6,2 no Ideb. Pela segunda vez, a unidade ficou em primeiro lugar na rede municipal de Niterói, nos anos iniciais do ensino fundamental. Diretora da escola desde 2005, Ivana Schelck do Nascimento, diz que o diferencial é a relação estreita dos funcionários com os pais, além da cobrança de conteúdo:

— Nossa meta é alfabetizar o aluno no 1º ano. Português e matemática são valorizados desde o início. Além disso, temos reuniões com os pais. A educação começa na família. Os pais querem uma educação melhor do que eles tiveram. Por isso, valorizam a escola.

A rede estadual também apresentou desempenho fraco em Niterói. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, as escolas conseguiram um Ideb de 4,1. A meta era 4,7. Do 6º ao 9º ano, o índice foi 3,1 (a meta era de 3,7). A secretaria e a fundação Municipal de Educação de Niterói disseram em nota que “para os anos iniciais, a avaliação é positiva, pois se encontra dentro da referência nacional para 2011”, embora o índice ainda não seja satisfatório.

Link para materia
http://oglobo.globo.com/educacao/educacao-de-niteroi-nao-atingiu-as-metas-do-ideb-5849308

Um comentário:

  1. Sou funcionaria da secretária de educacao, realmente não dá para comparar com a gestão de Carolina, ela é infinitamente melhor. O que não quer dizer muita coisa, pois para ser melhor do que isso que está aí não é preciso muita coisa.

    ResponderExcluir

Sua participação é essencial.