"Se até hoje faltou à Secretaria de Turismo orçamento necessário para a execução de uma modesta campanha no mercado brasileiro, este problema aparentemente não existe, visto que a mesma dispõe de orçamento de cinco milhões de reais para este ano"
.......................................................................................................
Publicado na última edição do O Perú Molhado
![]() |
Isac Tillinger |
Não se trata aqui de cobrar realizações de um governo de tem pouco mais de dois meses de exercício, isso seria uma incoerência de minha parte. Agora o que podemos, e devemos cobrar da equipe da Secretaria de Turismo, é uma proposta clara de nossos rumos. Se não deu tempo para executar ( o que é obvio), já passou do tempo de apresentar ao empresariado buziano, quais são os nossos projetos de curto, médio e longo prazo para a atividade turística.
As medidas de repressão adotadas na organização do turismo foram bem vindas, mas representam quase nada. Tivemos uma temporada marcada pelo turismo de vizinhanças ( com todo o prejuízo que representa este publico), uma ocupação decadente na hotelaria e baixo tíquete médio no comercio em geral. Faz-se necessário com urgência um plano de marketing de guerrilha para enfrentar a baixa temporada. Sem duvida o mercado nacional deverá ser o alvo prioritário destas ações. Se até hoje faltou à Secretaria de Turismo orçamento necessário para a execução de uma modesta campanha no mercado brasileiro, este problema aparentemente não existe, visto que a mesma dispõe de orçamento de cinco milhões de reais para este ano, devidamente aprovados e alocados dentro do orçamento municipal.
Vale salientar que esta importância é maior que o orçamento da SECTUR nos últimos quatro anos. Entendo que os atuais dirigentes não são experts em turismo, o que por si só já é um problema. Mas temos que supor que o turismo não sendo sua especialidade, seria de bom tom assessorar-se com pessoas do ramo, e mostrar que realmente ser gestor é alocar pessoas no lugar certo e a partir dai impulsionar o turismo de forma adequada.
Durante vários anos mantivemos estreito contato com as associações empresarias notadamente o BCVB (Convention Bureau), AHB e APB, que resultaram, embora modestamente, em avanços no turismo local. Tá na hora de todo mundo se juntar e discutir um projeto de venda do produto Búzios. O empresariado sabe o que quer, faltam-lhe recursos e vontade política. Deixemos o ego de lado por um momento, Um pouco de humildade não faz mal a ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é essencial.