Pela primeira vez, e isso se deve ao efeito das mídias sociais, as entranhas de um processo que envolve um poder - o legislativo - estão expostas para quem quiser assistir.
Os debates acalorados e, até certo ponto, reveladores, entre os vereadores do PDT, Messias Carvalho e Felipe Lopes, deram ao público uma noção dos interesses envolvidos nessa disputa. Basta fazer a leitura.
O que o vereador Felipe Lopes quer?
Não é difícil entender. Felipe Lopes tem pretensões muito além da presidência da Câmara.
Para sobreviver politicamente em Búzios, o vereador precisa de duas coisas: estar bem com o legislativo e com o executivo. Ainda não existe em Búzios, vereador com maturidade suficiente para uma política que não seja assistencialista.
Para sobreviver politicamente em Búzios, o vereador precisa de duas coisas: estar bem com o legislativo e com o executivo. Ainda não existe em Búzios, vereador com maturidade suficiente para uma política que não seja assistencialista.
Além disso, vereador sempre tem a pretensão de ser prefeito. Alguns aspirantes a esse cargo apostam no baixo desempenho que Dr. André possa vir a ter como prefeito e um possível desgaste irreversível de Mirinho Braga para lançarem seus nomes para 2016.
O que o vereador Messias Carvalho quer?
Quase a mesma coisa que qualquer outro vereador. Com uma diferença. Messias é um pedetista histórico, com raízes profundas e bem fundamentadas em conceitos partidários. Messias, também tem outras pretensões, - para prefeito talvez -, mas essas estão mais ligadas ao grupo a qual pertence.
Sua posição em relação à presidência da Câmara segue na direção de um grupo mais fortalecido, como ele disse: "para enfrentar o novo cenário político."
Leandro Pereira x Henrique Gomes
Esses são os nomes lançados para a presidência da Câmara defendidos respectivamente por Felipe e Messias. A disputa verbal entre esses dois ultrapassou a tribuna e chegou a rede social. Messias insinua que Felipe Lopes está defendendo interesses de especuladores imobiliários que supostamente apoiam uma indicação de Leandro para a presidência.
- Sei que V.Exa. pode (E DEVE) começar, ou melhor, continuar falando! Sugiro que o faça confirmando ou negando boatos sobre seu apoio à candidatura de Leandro, "FECHADA" em reunião realizada na Península (imobiliária). - disse Messias em um comentário no Facebook.
Felipe por sua vez rebate a acusação afirmando que Messias defende também outros interesses apoiando um candidato de outro partido - Henrique Gomes (PP). E chega a acusar o vereador de estar fazendo lobby em favor de um suposto "milionário".
- O senhor tem muito o que explicar. Fora as inúmeras reuniões feitas na mansão de um milionário que está no comando de toda esta articulação.- afirmou Felipe Lopes também no Facebook.
Lorram. O fiel da balança
Se há uma pessoa que pode colocar um ponto final nessa história, o vereador Lorram é o que Roberto Carlos chama de "O cara".
Para Lorram, duas coisas estão pesando. Uma é o seu futuro político, que precisa ser mantido com o já conhecido kit básico de sobrevivência do vereador. A outra é futuro político de Mirinho Braga.
Como se fala no popular, com o "umbigo enterrado" no quintal de Mirinho, Lorram tem uma imensa dívida de gratidão com o prefeito que está de saída. Foi considerado, nos últimos anos, o "queridinho". Talvez tenha sido o vereador mais atendido pelo prefeito. Suas indicações e propostas eram tratadas quase com afeto de um "pai".
O voto de Lorram é decisivo. Ele é quem decidirá nas próximas horas como essa disputa terminará.