Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O dia "D"


Pela primeira vez, e isso se deve ao efeito das mídias sociais, as entranhas de um processo que envolve um poder - o legislativo -  estão expostas para quem quiser assistir. 




Os debates acalorados e, até certo ponto, reveladores, entre os vereadores do PDT, Messias Carvalho e Felipe Lopes, deram ao público uma noção dos interesses envolvidos nessa disputa. Basta fazer a leitura.

O que o vereador Felipe Lopes quer?
Não é difícil entender. Felipe Lopes tem pretensões muito além da presidência da Câmara. 
Para sobreviver politicamente em Búzios, o vereador precisa de duas coisas: estar bem com o legislativo e  com o executivo. Ainda não existe em Búzios, vereador com maturidade suficiente para uma política que não seja assistencialista.

Além disso, vereador sempre tem a pretensão de ser prefeito. Alguns aspirantes a esse cargo  apostam no baixo desempenho que  Dr. André possa vir a ter como prefeito e um possível desgaste irreversível de Mirinho Braga para lançarem seus nomes para 2016.

O que o vereador Messias Carvalho quer?
Quase a mesma coisa que qualquer outro vereador. Com uma diferença. Messias é um pedetista histórico, com raízes profundas e bem fundamentadas em conceitos partidários. Messias, também tem outras pretensões, - para prefeito talvez -, mas essas estão mais ligadas ao grupo a qual pertence. 

Sua posição em relação à presidência da Câmara segue na direção de um grupo mais fortalecido, como ele disse: "para enfrentar o novo cenário político."





Leandro Pereira x Henrique Gomes
Esses são os nomes lançados para a presidência da Câmara defendidos respectivamente por Felipe e Messias. A disputa verbal entre esses dois ultrapassou a tribuna e chegou a rede social. Messias insinua que Felipe Lopes está defendendo interesses de especuladores imobiliários que supostamente apoiam uma indicação de Leandro para a presidência.

- Sei que V.Exa. pode (E DEVE) começar, ou melhor, continuar falando! Sugiro que o faça confirmando ou negando boatos sobre seu apoio à candidatura de Leandro, "FECHADA" em reunião realizada na Península (imobiliária). - disse Messias em um comentário no Facebook.

Felipe por sua vez rebate a acusação afirmando que Messias defende também outros interesses apoiando um candidato de outro partido - Henrique Gomes (PP). E chega a acusar o vereador de estar fazendo lobby em favor de um suposto "milionário".

- O senhor tem muito o que explicar. Fora as inúmeras reuniões feitas na mansão de um milionário que está no comando de toda esta articulação.- afirmou Felipe Lopes também no Facebook.




Lorram. O fiel da balança
Se há uma pessoa que pode colocar um ponto final nessa história, o vereador Lorram é o que Roberto Carlos chama de "O cara".

Para Lorram, duas coisas estão pesando. Uma é o seu futuro político, que precisa ser mantido com o já conhecido kit básico de sobrevivência do vereador.  A outra é futuro político de Mirinho Braga.

Como se fala no popular, com o "umbigo enterrado" no quintal de Mirinho, Lorram tem uma imensa dívida de gratidão com o prefeito que está de saída. Foi considerado, nos últimos anos, o "queridinho". Talvez tenha sido o vereador mais atendido pelo prefeito. Suas indicações e propostas eram tratadas quase com afeto de um "pai".

O voto de Lorram é decisivo. Ele é quem decidirá nas próximas horas como essa disputa terminará. 

6 comentários:

  1. Falar de fiscalização, bem-estar da população, planos para o futuro da cidade...nenhuma palavra. Tudo resume-se à ânsia doentia de poder e à vontade de ser prefeito...ai ai

    ResponderExcluir
  2. Uma correção: Não é o vereador que precisa mudar o perfil assistencialista, e sim a população que "se escora" no político tentando retirar tudo o que puder, de saco de cimento à dentadura. E ai daquele que não se "vender" a essa demanda: Ou não entra ou é político de 1 mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. É um círculo vicioso entre dois organismos que se auto-alimentam.

      Excluir
  3. Os vereadores Felipe Lopes e Leandro já fecharam a muito tempo com o novo governo, são políticos que não têm a capacidade de sobreviver sem o apoio do executivo, são dependentes e fizeram uma campanha voltada para a promessa de empregos que naturalmente não vão cumprir, mas tentam amenizar os efeitos de suas mentiras. Não votei nele, mas considero o vereador Messias o único de Buzios, com perfil para o legislativo, competente, sério e muito ético. Não dá para comparar Messias com o Felipe, pois o primeiro é a cara do PDT e o segundo parece que veio do antigo PSD que, conforme afirmava Amaral Peixoto "Entre a bíblia e o capital o PSD fica com o diário oficial." Assim é e será sempre o vereador Felipe Lopes.

    ResponderExcluir
  4. Cambada de hipócritas!!!!!!!!!!!!!
    Todos são farinha do mesmo saco: alguns usam o evangelho para tentar demonstrar dignidade, outros para se manterem no poder, outros para se chegar aos que lhe interessam.Depois que vencem nas urnas nem olham para a cara das pessoas, esquecem para o que realmente foram eleitos.Ficam igual sombra nos corredores da prefeitura em busca de interesses próprios ao inves de ficar sentado trrabalhando em prol do povo e fazendo algo que preste. Se perguntar a cada um pra que serve um vereador respondem com gagueira, enrolam e nunca dizem o que realmente é. O cidadão precisa acordar e tirar essa cambada. "quer conhecer o homem de-lhe poder" - essa é a verdadeira frase que dignifica o nome de cada um deles. Escrevo em anônimo porque vcs também são anônimos para o povo!!

    ResponderExcluir
  5. Lorram é um safado... sem mais.

    ResponderExcluir

Sua participação é essencial.