Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

A quarentena serviu para expor uma questão cultural em Búzios

Conversava com Toninho Português, ex-secretário de cultura de Búzios, entre outros assuntos, sobre a cultura buziana. As pessoas, envolvidas ou não com o tema, normalmente recorrem ao bordão "Precisamos resgatar a cultura buziana". Entretanto, fica uma questão primordial: onde está a cultura buziana para que seja resgatada?

Deixando de lado o processo imigratório das últimas décadas, que diluiu as características originais do que costumamos chamar de forma abstrata “cultura buziana”,  um dos fatores mais importantes e que contribuiu para desintegração cultural foram as concessões dadas a determinadas praticas comerciais que simplesmente ignoraram, sob o argumento do desenvolvimento econômico, a cultura e a história local.

Deixo como reflexão a belíssima cena que ilustra a situação: a quarentena serviu para expor uma questão cultural. A Praia do Canto, local histórico e estratégico para pesca artesanal com rede de arrasto viu retomar sua vocação original porque os pescadores e os peixes voltaram. Voltaram por quê? Será a ausência dos transatlânticos? Das escunas? Do tráfego intenso das lanchas?
Com as praias vazias, pescadores voltam a pescar com redes de arrasto

Os peixes voltaram

Foto antiga mostra pescadores na Praia do Canto após uma pescaria




Foto: Facebook José Cícero Souza e Marilene Silva



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha. Independente da discussão sobre o tema em pauta que vai gerar muitas reuniões acabando em pizza, eu quero apenas dizer que: quero comer peixe fresco!

    ResponderExcluir
  3. Acho que sim Alan! Fora transatlanticos!

    ResponderExcluir

Sua participação é essencial.