Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Claudio Mendonça, secretário de Educação de Búzios. Figuraça da semana


Foto: Blog Comunica Búzios



Envolvido em polêmicas já no início de sua função como secretário de Educação de Búzios, Claudio Mendonça talvez seja o membro do primeiro escalão do governo André Granado mais distante da realidade de Búzios e de suas peculiaridades. De personalidade forte e até mesmo altiva - parece ser uma característica do governo - o secretário já enfrenta críticas intensas, especialmente no que diz respeito à filosofia de trabalho implementada em sua gestão, que mereceu destaque do vereador Felipe Lopes em discurso na Câmara de vereadores classificando-a como "impessoal", distante do perfil buziano e seu potencial individual, quando na última sessão abordava sobre o processo seletivo para os professores e os efeitos negativos para os profissionais buzianos. (veja o vídeo do pronunciamento do vereador no facebook

O secretário ainda pisa em terra estranha, e pelo que mostrou em entrevista à jornalista Iva Maria na Rádio Estação 104 fm na última terça-feira, ainda não conseguiu sair da tese para a prática, especialmente quanto ao confuso início do ano letivo, que mostrou ao aluno um cenário com escolas desarrumadas e com falta de professores, que levou segundo relatos, pais e mães desses alunos a suspeitarem que medidas paliativas (brincadeiras e jogos) estariam sendo aplicadas para suprirem a falta de professores.

Inicialmente a versão do secretário para este problema foi a convocação do concurso público feita neste ano - versão prontamente desmentida pelo ex-prefeito Mirinho Braga que publicou em seu blog, edital que mostra a convocação dos 422 concursados ainda na primeira quinzena de dezembro de 2012. Depois o secretário apresentou uma segunda versão e alegou que o problema da falta de professores se deu pelo atraso na posse dos novos concursados.

Com a exposição do secretário, veio à tona nas mídias sociais e blogs, sua história à frente de instituições educacionais, como a FME - RJ, fundação que o secretário geriu e que segundo o blog VotoNulo, foi apontada em matéria do jornal O Globo caderno Niterói como "a campeã de irregularidades entre as fundações de Niterói". 

O secretário se mostra preparado para a função - pelo menos no discurso - e Búzios, talvez seja o desafio mais complexo de sua carreira, primeiro por suas particularidades como cidade "ex-vila de pescadores", que é ao mesmo tempo primitiva e cosmopolita. Segundo, pela necessidade de uma política educacional consistente e ampla - como o secretário ressalta - que fez falta nos últimos anos. E por último, pela visibilidade que seu trabalho terá para o bem ou para o mal de Búzios. 






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Obras X Infraestrutura. Notinhas do Forrest Bump














Afinal de contas. Qual a finalidade da nova secretaria de Ciência e Tecnologia?
..............................................................



O príncipe
O deputado Paulo Melo, presidente da Alerj, considerado o político mais influente do século XXI bateu o martelo e decidiu que não vai disputar as próximas eleições como deputado estadual em 2016. Conforme divulgado aqui no Blog com exclusividade, o deputado ocupará uma vaga no TCE - Tribunal de Contas do Estado. Com essa decisão, abre-se um espaço político enorme para mais uma liderança na Região.

PSC fora
Há um rumor nas bocas malditas da cidade sobre uma debandada de boa parte dos membros da administração municipal dos quadros do PSC. Inclusive o prefeito.

Obras e Infraestrutura
Numa clara ação para anular politicamente o prefeitável Genilson Drumond, que segue a trote rumo a 2016, a secretaria de infra-estrutura, que tem à frente o empresário Carlos Alberto Nogueira da Silva (Beto da gráfica Matriz), é uma espécie de gêmea siamesa da secretaria de Obras comandada por Genilson. As duas pastas são tão semelhantes em suas finalidades que fica até difícil saber o papel de cada uma.

Obras e infraestrutura 2
A receita é a seguinte. A secretaria de infraestrutura cuida do prato principal e a secretaria de Obras cuida da sobremesa. Genilson, que só usa adoçante, já entendeu o recado.

Socorro
O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Baía Formosa pede socorro. Há mais de um mês esta unidade que é de responsabilidade da secretaria de promoção social está sem qualquer direção. Não há coordenadores, pedagogos nem assistentes sociais para desenvolver os trabalhos. Uma pena.

Campo da SEB
Membros e antigos frequentadores da SEB - Sociedade Esportiva de Búzios - temem que o tradicional campo de futebol esteja no pacote de desapropriações do governo municipal. Como já foi publicado aqui no blog, o campo vem há alguns anos sendo utilizado como estacionamento e heliporto, e muito pouco para sua finalidade original. Simpatizantes e pessoas que fizeram a história da SEB já falam até em mobilização pública caso o governo tome essa medida.



O Campo da SEB, além de estar sob risco de desapropriação, está também de abandono. Vejam a floresta que está se formando na lateral do gramado. Daqui a pouco sai uma onça daquela mata e corre pra fazer o gol

Frango do Marreco
O choque de ordem de Búzios atingiu seu estágio mais cruel de atuação. Sem pena - com trocadilho mesmo - a fiscalização determinou a retirada imediata da fascinante máquina de assar frango do açougue de Marreco que ficava na calçada, em frente ao seu estabelecimento, na Turíbio de Farias. O impacto dessa ação para a cidade foi tão grande, que para algumas pessoas, esta ação teve o mesmo peso psicológico da retirada do mercado ambulante da Orla Bardot. Com todo respeito.

32 anos do Perú Molhado
Uma curiosidade sobre o Perú Molhado aconteceu na década de 90 quando alguém teve a infeliz ideia de trocar o nome do tabloide para 'Jornal de Búzios'. Quando chegou às ruas, a edição parecia um bêbado barbudo vestido de terno e gravata, não colou. Algumas edições depois, debaixo de muito protesto, Marcelo e Aníbal decidiram desfazer o equívoco. Ainda bem.

Em alta
Existe um consenso em torno do nome de Janio Mendes para ocupar o espaço eleitoral vago que o deputado Paulo Melo deixará. Além de manter excelente relação com seu colega e presidente da Alerj, Janio como deputado tem participação ativa no cenário político da Região dos Lagos, o deputado também pretende ampliar seu alcance até às terras de Arariboia, com apoio do ex-candidato a prefeito de Niterói e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, que deverá disputar as eleições de 2016 como deputado federal.


A delegacia legal de Cabo Frio. Só agora a cidade recebe sua unidade que será inaugurada em breve


Por falar em Janio...
Nas próximas semanas Cabo Frio recebe sua delegacia legal. Vejam só, até Iguaba, município muito menor e com índice de violência muito distante dos números de Cabo Frio já conta com uma delegacia dessas desde 2012. Apesar de ser um programa do governo do estado, Janio teve participação ativa junto à secretaria estadual de segurança no sentido de antecipar essa unidade para Cabo Frio.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Aspas da semana: "O secretário de educação não sabe nem aonde é esta escola"


Frases em destaque da semana




"Aqui, (Búzios) diga-se ao invés de chamar os concursados no ano passado já que o concurso acabou em outubro deixaram para este ano!"

Cláudio Mendonça, Secretário municipal de Educação justificando a falta e professores na primeira semana de aula.

...............................................................


"A desculpa que o secretário de educação de Búzios arrumou para explicar a falta de professores, não procede. Não é verdade que os concursados da educação foram chamados somente em 2013. Em 4 de dezembro, através do edital 011/2012 foram convocados 422 profissionais para atuarem em todas as escolas. Isso pode ser verificado no próprio site da prefeitura."


Mirinho Braga, ex-prefeito em seu blog desmentindo o secretário de educação

...............................................................



"O secretário de educação não sabe nem aonde é esta escola, por favor alguém compre um GPS para ele. A sorte é que felizmente temos profissionais maravilhosos na nossa educação e com certeza vão segurar a barra e dar conta do recado e quem vai levar a fama são os secretários ciganos."

Edson Ramos, radialista sobre o secretário municipal de educação

...............................................................


"O município de Casimiro de Abreu dispõe de 15 ônibus e 2 vans que transporta universitários, pós-graduantes, mestrandos, doutorandos, alunos de cursos técnicos e profissionalizantes. O município de Casimiro de Abreu tem um orçamento menor do que o nosso, vamos trazer essa realidade para Búzios!!"

Gugu de Nair, o vereador falando sobre o transporte para universitários.

...............................................................

"Ao prefeito repito o que disse na Câmara na última quinta-feira: dispense as pessoas (contratados ou cargos comissionados) que não são da cidade e dê oportunidade para quem faz este município funcionar: o morador. Fica o apelo."

Felipe Lopes. O vereador alertando para a importância da valorização da mão de obra local na iniciativa privada e no serviço público.

...............................................................



"O hospital ta péssimo, tirando os enfermeiros, que eles sim trabalham no plantão, porque o resto só coçando mesmo ... e com meu dinheiro que aliás é muito caro o preço que pago pra ser destratada e mal atendida... E se eu morrer de Dengue fica aqui meu desabafo."


Aurea Alegre, paciente com suspeita de dengue que nesse desabafo fala do mau atendimento que teve no Hospital Rodolpho Perissè.


...............................................................

"As medidas anunciadas pelo governo não passam de politicagem e um ato de violência contra o cidadão. A princípio vai gerar o grande descontentamento, depois virá o jeitinho, onde os apadrinhados e aqueles que se convertem ou silenciarem, poderão fazer o que bem entender."


Janio Mendes, deputado estadual fala sobre o 'choque de ordem' do governo Alair Correia

...............................................................

"Em Cabo Frio, após sete noites de reveillon com shows, fogos e Carnaval de uma semana, alunos voltam pra casa sem aulas: faltam professores e salas de aula."

Totonho, professor e ex-blogueiro de Cabo Frio.

...............................................................



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fugiu da escola nego?

















"Bora" falar de IDEB ? 
- Ô mô filho, que que significa esse tal de IDEB ? Ele é o índice de desenvolvimento da educação Brasileira. Ihh lascou!




A nota é de 0 a 10. Adivinha como está a nossa nota em Búzios.
Vamos lá ao site do http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/onde pesquisei e repasso para vocês.
De quarta série/quinto ano em 2011 é 4.6 a nota, pasmem.
De oitava série/novo ano é ainda mais deprimente, 4.0 a nota.
Ressalto que isso é a nota nas escolas municipais em 2011.

Que nossa educação tá braba, isso é inegável, os dados estão ai para comprovar, mas isso é culpa de quem? Do professor? Do aluno? Do Governo? Dos pais?
Eu sou enfático ao afirmar que todos tem culpa no cartório, os Pais devem participar da vida escolar sim, isso é fundamental. Eu lembro-me da minha mãezinha indo na escola quando eu ainda estava no primário há alguns anos atrás conversando com a diretora sobre a minha pessoa, isso eu não entendia na época, hoje dou valor, sei que ela se preocupava com a minha educação.
Búzios em 2011 ganhou o prêmio de pior dos 92 municípios do estado do RJ em índice de reprovação e abandono escolar no ensino médio público.


"Deveria haver uma reciclagem de professores no Brasil inteiro e uma revisão na grade curricular, hoje eu vejo os jovens entrando nas salas de aula sem ter cantado um hino nacional, que senso temos de patriotismo?"
..............................................................................


Aos professores, sabemos que tem muito professor antiquado e/ou defasado em todo o Brasil, eu mesmo tive professores horríveis ao longo da minha jornada acadêmica, mas nem por isso repeti de ano ou desisti de estudar, isso não é desculpa "mermão".
Ao governo, sabemos que muitas vezes não temos uma alimentação adequada nas escolas, nem uma infraestrutura boa, como presenciamos ano passado em uma escola local, mas ai eu te pergunto, tu participas de algum gremio estudantil? Tu lutou para melhorar a tua escola? "Simbora esse ano fazer isso? Lutar pelos seus direitos?"
Deveria haver uma reciclagem de professores no Brasil inteiro e uma revisão na grade curricular, hoje eu vejo os jovens entrando nas salas de aula sem ter cantado um hino nacional, que senso temos de patriotismo? De amor ao lugar em que nascemos? Como iremos lutar por algo que não amamos? Fica para reflexão.
O texto elaborado hoje foi uma sugestão do jovem Lucas Alves Simas, na próxima edição falaremos sobre os problemas causados pela falta de estudo em Búzios.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Búzios: Turismo x Cultura



"A velha história de ver taça pela metade. Uns enxergam meio cheia, já outros meio vazia. Ontem a página da Secretaria era recheada de lamúrias e derrotas na linha do "como pode começar o ano deste jeito?" É verdade temos muitos problemas, Búzios não foge à regra do Brasil: Começa as aulas após férias coletivas e feriados carnavalescos, sempre faltando alguma coisa em cada escola. Aqui, diga-se ao invés de chamar os concursados no ano passado já que o concurso acabou em outubro deixaram para este ano! Mas ontem, segundo dia de aulas começou o show dos "indignados". Sou ardoroso defensor dos conteúdos formais, mas abrir o ano letivo com saúde preventiva, cultura e arte, convenhamos, é MUITO bom. Quero reconhecer o esforço da equipe da SME e das escolas que estão dando tudo de si para materializar um ano escolar em 2013 à altura das necessidades e demandas de nossa infância e juventude. Vamos em frente. Ainda estamos no básico, o melhor amigos, lhes posso assegurar, ainda nem começou. Dá-me um punhado de tempo..." 

Claudio Mendonça (Secretário de Educação)

...................................................................................................................................................


Início das aulas

O secretário tem razão. E convenhamos, não deveria ser, mas é assim, esses contra-tempos em início de ano letivo acontecem na maioria dos municípios. O professor falta, a escola ainda está suja, as crianças voltam para casa mais cedo e bagunçam tudo que suas mães arrumaram achando que seus filhos estavam estudando, enfim, dá para perdoar. Mas uma coisa deve ser observada: tem escola e tem professor concursado. Falta agora apresentar a fórmula que vai fazer tudo isso funcionar pois até agora só foi vista nas mídias sociais e em vídeos do youtube. Ou seja. Na teoria!




O vereador Lorram e o secretário de Educação Carlos Mendonça. Na pauta, além do almoço, temas relacionados à educação em Búzios. Foto: facebook



Novos hábitos
Para uma cidade pequena como Búzios, alguns hábitos estão tão absorvidos pela cultura local que a simples ausência deles causa desconforto. Recém-chegado de Niterói, o secretário de educação, Claudio Mendonça ainda não entendeu essa dinâmica da cidade e se comporta de maneira metropolitana, prática, e trata somente sobre o que é necessário, de acordo com sua cultura de 'cidade grande'. Durante a sua visita pelas escolas, os funcionários e professores estranharam o comportamento frio do secretário que deixou de lado a cordialidade e não cumprimentou nem um funcionário sequer. Não sei em Niterói, mas aqui em Búzios isso se chama falta de 'educação'.

Búzios Convention & Visitors Bureau afinado com Búzios
Cristiano Marques, ex-secretário de turismo, considerado um talento, foi contratado como Diretor Executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB). O objetivo é ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística. O BCVB foi fundado em 1997, mas foi em 2009, através da iniciativa e parceria da Secretaria de Turismo de Búzios, que o BCVB decolou e hoje congrega mais de cem associados mantenedores que representam todos os seguimentos do trade turístico buziano. Para Cristiano, o BCVB está bem afinado com a atual gestão da secretaria de turismo e essa parceria publico-privado, segundo o diretor,  é muito importante para o desenvolvimento do turismo na cidade. 


Thomas Weber, o secretário de turismo,Jose Marcio, o diretor do BCVB Cristiano Marques, Octávio Martins e a diretora de turismo Marcela Palermo. Equipe afinada para alavancar o turismo de Búzios


Cultura x Turismo
Fontes do governo apontam para uma discordância interna silenciosa entre as pastas do turismo e da cultura. Provavelmente a simetria de algumas ações pode estar causando algum mal estar entre essas pastas. O roteiro histórico cultural, por exemplo, apresentado pelo secretário de turismo José Marcio e pelo diretor de turismo náutico, José Wilson, não contou com a presença de nenhum membro da cultura municipal.

Cultura X Turismo 2
De fato, uma pasta completa a outra e por isso vai demandar muita sintonia entre os secretários. Em tese, a arrumação parece confusa; o secretário de cultura, Alexandre Raulino vem do segmento do turismo, e  José Wilson, diretor de turismo náutico, buscou incessantemente durante todo o período pré e pós eleição um posto na cultura. Os dois, teoricamente em posição invertida, estão 'escorados' nas diretrizes de quem está por trás, para que suas funções tenham êxito: José Márcio, no turismo e Mário Paz, na cultura.

Bandeiras do pórtico.
Não há dúvida. As novas bandeiras enfileiradas próxima ao pórtico dão um 'glamour' na entrada na cidade e merecem o tratamento dado pela secretaria de Turismo. Não se sabe se por ato de protesto à terra do Tio Sam ou por algum outro motivo, as bordas da bandeira americana foram rasgadas em tiras, exatamente como fazem os membros do Al Qaeda em protesto aos EUA, e tudo indica os rasgos foram feitos propositalmente.

Bandeiras do pórtico 2
Nem a feijoada do Perú Molhado conseguiu conciliar e definir uma posição na relação já conturbada entre o ex-candidato a vereador Nani Mancini e o prefeito André Granado. Até de maneira subliminar, o governo aproveita para deixar recados para o corso. Na reposição das bandeiras do pórtico colocaram a da Córsega de cabeça para baixo. Recado mais claro que esse impossível.

Artesãos da Orla Bardot
A orla ficou bonita, ponto. Agora resta ao executivo cuidar dos artesãos que foram literalmente 'varridos' para debaixo do tapete, como se  não existisse a questão individual e pessoal daqueles trabalhadores. O governo pensou no cartão postal mas esqueceu de ver a fotografia social do problema. Há relatos de artesãos que desmaiaram devido ao calor extremo que faz naquele local e a absoluta falta de condições para esses trabalhadores.




Brasão
Há controvérsias quanto ao uso do brasão oficial do município como marca do governo. É um símbolo permanente que sofreu uma intervenção visual para se ajustar às cores de uma administração. Diferente de outros municípios, esse talvez seja o único caso de alteração de um símbolo oficial sem consulta popular ou legislativa.

Nota chapa Branca

Foi realizada nesta terça-feira, dia 19, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e presidentes de equipes de futebol amador do bairro Cem Braças. A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da parceria entre a comunidade local e o governo municipal, além do debate de metas para a modalidade no município. Secretário da pasta, Thiago Costa tratou do calendário esportivo, da reativação da Liga Municipal de Futebol Amador e da revitalização da Academia Popular de Cem Braças, também abordou sobre a entrada do time profissional de Armação dos Búzios na terceira divisão do Campeonato Carioca Estadual. 




O secretário Thiago Costa fala com os presidentes das associações esportivas de Cem Braças. Observem na foto a empolgação contagiante dos participantes da reunião. Cadê o Romário?





Fundação Bem te vi
Pelo visto, qualquer ação do governo que represente algum prejuízo para o ex-secretário Ruy Borba será bem aceita pelos ex-ativistas de Búzios, independente do efeito colateral que essas ações possam causar no município. Vejam o caso da Bem te vi, um ato de desapropriação que independente de qualquer coisa poderia ser feito em outro momento diante de tantas prioridades. Se o valor da fundação, (15 milhões) especulado por alguns corretores se confirmar, é dinheiro suficiente para construir quase nove escolas, inclusive para atender ao bairro da Rasa. Mas como é um ato que vai contra o ex-secretário, tudo está bem.


Audiência de peso
Vejam este caso de sucesso. O site da Folha de Bebeto, quer dizer, de Búzios, registrou a incrível marca de 41 mil visualizações só no mês de janeiro. Proporcionalmente ao número de visitas, o peso do editor também aumentou exponencialmente 18 quilos e fez com que Bebeto encomendasse à Apple uma esteira com Iphone e internet para diminuir o peso e aumentar a audiência. 


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Yoani Sanchez. Figuraça da semana




Yoani Sánchez é uma jornalista cubana, alcançou fama internacional e numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro.

É conhecida por seu blog Generación Y, editado desde abril de 2007, com dificuldades, porque não pode acessá-lo de casa, e por isso definiu-se como uma blogueira "cega". A revista Time a incluiu em sua lista de "cem pessoas mais influentes de 2008", dizendo que "debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, Sánchez exerce um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: liberdade de expressão". Fonte: Wikipedia

Em turnê pelo Brasil, Yoani corre o país para falar sobre sua história como dissidente cubana opositora ao regime de Fidel Castro. Recebida com protestos nas ruas e nas mídias Sociais, o fato que chamou mais a atenção não foi seu discurso, e sim uma suposta conspiração por parte de membros do governo federal, que segundo a revista Veja, planejavam uma ação coordenada de boicote à blogueira no Brasil.

Diante dos protestos em todo país, será que essa ação está em curso?


Búzios: choque de ordem e o código de posturas



Choque de ordem: que o mesmo seja feito com relação a vendedores de passeios, e de outros produtos, nas vias públicas e outras questões também previstas no Código de posturas.
________________________________________________

Messias Carvallho - Vereador
É desanimador verificar que ainda hoje se discute o que pode e o que não pode quanto às POSTURAS, que pressupõem a manutenção da ordem pública. O que cabe discutir é se o contido na Lei Complementar (Municipal) nº 6, que é de 2003, e que institui o CÓDIGO DE POSTURAS, é ainda suficiente para se determinar o que pode e o que não pode se fazer no Município com relação ao sossego e ao bem estar público (art’s 48 ao 54), a utilização dos logradouros públicos, inclusive calçadas (Art’s 61 ao 65), e o funcionamento de casas e locais de diversão pública (Art’s 96 ao 101), entre outros. 

Cito apenas estes três CAPÍTULOS da referida Lei porque estão relacionados, respectivamente, com discussões provocadas recentemente pelas seguintes ocorrências: aglomeração de pessoas e som alto em vias públicas e estabelecimentos comerciais, altas horas da noite e durante à madrugada; obstrução de logradouros públicos (ruas) por deks, assoalhos (calçadas) e outros; a tragédia na boate de Santa Maria (RS), que resultou na morte de 238 pessoas.


"Entre posturas e “posturas", e muito fogo de palha, já se passaram 10 anos"
....................................................................................................


Entendo eu que, embora já tenha quase 10 anos, o Código de Posturas é bem atual, mas necessita sim, em alguns pontos, de regulamentações, algumas já determinadas no texto da própria Lei e que, via de regra, cabem ao Executivo Municipal. Isso porque regulamentação tem que ver com procedimentos, rotinas, que devem ser estabelecidos para a execução das ações governamentais, dando assim cumprimento ao que determina a Lei. Por ter este entendimento, faço INDICAÇÃO na Sessão da próxima quinta-feira para que o Executivo estabeleça ROTINAS (regulamentação), envolvendo setores de governo (Secretarias de Ordem Pública, Serviços Públicos, Fazenda e outras), para que o Código de Posturas do Município seja cumprido (o mesmo vale para o cumprimento de outras leis importantes, como por exemplo, o PLANO DIRETOR e o CÓDIGO DE MEIO AMBIENTE). 

Pelo que tenho visto, as intervenções promovidas nas questões dos ambulantes na Orla Bardot e da notificação aos responsáveis pela colocação de material de construção nas calçadas, revelam que o Governo está dando cumprimento ao que determina o Código de Posturas. Que o mesmo seja feito com relação a vendedores de passeios, e de outros produtos, nas vias públicas e outras questões também previstas no Código. Não se esquecendo da necessária REGULAMENTAÇÃO, quando for o caso, e da necessária FISCALIZAÇÃO, para que “motivações políticas” não transformem tais intervenções em “fogo de palha”.


Bem-te-vi: a quem interessar possa

Estamos diante de um ato do executivo que pode tirar dos cofres públicos um valor milionário




Segundo noticiou o jornal Primeira hora em sua última edição, o prefeito André Granado desapropriou a Fundação Bem-te-vi e teve pelo governo, segundo o jornal, seus bens móveis e imóveis avaliados pela quantia de 500 mil reais. - É tão hilário que só resta rir mesmo. 

Deixando de lado o que pode ser uma performance teatral, qualquer morador da cidade sabe que com esse valor não se compra nem uma casa de 300 metros quadrados no bairro de Manguinhos, por exemplo. Quem dirá uma propriedade do porte da Bem-te-vi com seus 144 mil metros quadrados. Talvez esse montante (500 mil reais) não cobriria nem o custo do ginásio poliesportivo que há naquela fundação.

O que vai acontecer em seguida é obvio. A gestão da instituição certamente ingressará na justiça com ação de contestação; e por estar concretizada a desapropriação restará a parte seguir pela via da anulação - caso se comprove alguma irregularidade do ato - ou da correção de valor de mercado, a opção mais provável. A gestão da Bem-te-vi,  que certamente terá em mãos, laudos e avaliações consistentes sobre a propriedade terá grandes chances de êxito em todas as instâncias, restando ao município o pagamento do valor real.

Qual é o valor real? Especulam alguns corretores que o valor venal da propriedade ultrapasse os 15 milhões de reais. É uma quantia considerável, se for tirar de um orçamento de 204 milhões. É dinheiro para fazer muita coisa. Daria por exemplo, para revitalizar com ciclovia e calçada, todo percurso desde a entrada da Tartaruga até o Posto de Ceceu. Poderia com esse valor construir aproximadamente oito escolas com o mesmo padrão de qualidade da Escola de Vila Verde. Faria a urbanização e a revitalização da Lagoa de Geribá transformando-a num novo ponto turístico e de lazer. Resolveria boa parte dos problemas de lançamento de esgotos nas praias de Búzios. Faria, daria e poderia fazer muitas outras obras consideradas de maior prioridade no município.

Ao que tudo indica, não são essas as prioridades do governo. Se foi por perseguição política - como sugeriu o jornal Primeira Hora - ou não, o fato é que é muito estranho este ato do executivo aos 45 dias de governo, que deve ser visto ou assistido -caso seja uma encenação - com mais atenção por parte da população. A lua de mel que ainda vive o buziano com o novo governo corre o risco de gerar um efeito colateral permissivo e aceitar que atos escandalosos que podem vir acontecer sejam ignorados ou tratados com passividade pelo cidadão.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

Facebook: sua vida é um livro aberto


A mídia social é uma janela aberta no quarto escuro do anonimato 




Observem como o facebook faz jus a seu nome em inglês, que em tradução livre seria mais ou menos como "livro com a sua cara" ou algo assim. 

Mas o sentido real e a que se propõe essa mídia social, a tradução caberia melhor se fosse algo como "livro aberto sobre você mesmo", ou "sua vida é um livro aberto". – Talvez este último seria o melhor termo. 

O livro "Mentes Perigosas" de Ana Beatriz Barbosa Silva - chato pra caramba - descreve o perfil dos psicopatas e sua natureza destruidora. Relata o comportamento oportunista dos psicopatas e suas estratégias para se adaptarem da melhor maneira possível ao perfil de suas vítimas. Na concepção desses assassinos sociais, o caminho mais curto para chegarem até suas presas e alcançar seus objetivos destruidores é pela via da afinidade. Saber o que a pessoa gosta ou faz. Saber quem são seus amigos, o que pensa sobre a vida, quem são seus familiares, seus interesses e aí darem o "bote".



"É como um vício que precisa ser alimentado constantemente com doses de auto-afirmação cada vez mais intensas"
................................................




O Facebook é uma ferramenta sedutora, pois pela primeira vez na história da comunicação, todos são o foco, a mídia e o emissor de informação. Com o Facebook experimentamos muito mais que os 15 minutos de fama prometidos no filme “15 minutos". Se quisermos, estaremos 24 horas por dia expondo o que somos, queremos ou fazemos, dando de "prato feito" para quem quiser ou se interessar em saber, um perfil completo sobre nós mesmos. 



A sedução de estar no foco é irresistível e muitas vezes maior que o queremos transmitir ou informar. Para alguns, essas mídias revigoram suas personalidades, inflam egos e as mantém na pauta social. É como um vício que precisa ser alimentado constantemente com doses de auto-afirmação cada vez mais intensas. - Uma janela aberta no outrora quarto escuro do anonimato. 


Deixando as mentes perigosas de lado, até onde convém expor aspectos íntimos de nossas vidas a troco de algumas curtidas ou comentários? Qual é o melhor uso para as mídias sociais? Profissional ou o pessoal? Se for pessoal, que tipo de informação convém disponibilizar? E por último, quem é o foco, nós, ou o que queremos dizer ou transmitir? 

Uma coisa é certa. Estamos "engatinhando" no uso dessas novas mídias; o nível e a intensidade das informações que publicamos ainda não pode ser mensurado em seus efeitos, e por estarmos todos interligados nessa rede, só saberemos o preço de nossa exposição no futuro.


A sexualidade feminina


Sobre foto: portal IG

"as mulheres são mais sensíveis, mais impressionáveis, extremosas, em tudo, dadas as coisas de pouca ou nenhuma consideração, mais eloqüentes, mais sujeitas a serem vencidas, graciosas em todos os seus atos; finalmente, é no sistema nervoso que reside toda a vida da mulher"
.......................................................



Marcos Sodré - Professor de História
É curioso aperceber-se de que a História geralmente segue em “ritmos” – como diria um grande mestre – que muitas vezes desenham contornos ou traços muito semelhantes em épocas extremamente distintas; como se a “história se repetisse”. Não se trata, no entanto, de fatos históricos, mas de mentalidades, hábitos, e conceitos que sofrem marchas e contramarchas; ora sendo combatidos, ora sendo estimulados.

No caso de que trato – a sexualidade feminina – isto torna-se nítido no momento em que voltamos nossos olhos ao passado, especificamente até a primeira metade século XIX, quando a mulher era tida como gênero mais frágil, inferior e essencialmente maternal; teoria esta endossada por pensadores do século anterior, como Diderot, D'Alembert, Roussel, Cabanis. Além disso, o prazer sexual estava estritamente desvinculado do casamento e do ato reprodutivo, principalmente pelos homens, que procuravam satisfazer seus anseios “carnais” fora do seio conjugal, relegando a esposa o mero papel de rainha do lar – enquanto ele é senhor – e de mãe, sua principal e mais nobre função. Algumas teses defendiam que a natureza masculina era tipicamente racional, enquanto que a feminina era baseada em emoções. Firmino Junior, em sua tese de 1840, diz que "as mulheres são mais sensíveis, mais impressionáveis, extremosas, em tudo, dadas as coisas de pouca ou nenhuma consideração, mais eloqüentes, mais sujeitas a serem vencidas, graciosas em todos os seus atos; finalmente, é no sistema nervoso que reside toda a vida da mulher". No entanto, a segunda metade deste século reservou algumas mudanças que alteraram profundamente tais estruturas de pensamento.

Acentuado avanço tecnológico, mudanças no quadro socioeconômico, político e cultural, no mercado de trabalho, no estilo de vida e o surgimento de um ideário feminista colocaram em debate a posição social ocupada pela mulher, o papel dos gêneros e suas reais diferenças. Entretanto, qualquer manifestação feminista contrária ao pensamento vigente era tida como um atentado à ordem burguesa, e essas mulheres eram classificadas como "espécies híbridas", "degeneradas", "vampiras" ou mesmo "assassinas". Entretanto, este processo não pôde ser estagnado e as mulheres alcançaram espaços antes inimagináveis.

A mulher ultrapassou os limites da casa, da família, das tradições, e no século XX a mulher perde o estigma de “mulher-Bela Adormecida”, despertando para sua própria sexualidade. Não se sujeita mais a casamentos arranjados, e se o aceita, jamais será apenas por conveniência. O amor deve estar presente. O casamento passa a ter relação direta com o amor e o amor com o ato sexual. Uma conquista feminina.

Hoje, com a tecnologia ainda mais avançada, com as mulheres ocupando cada vez mais espaços dantes masculinos, com os métodos contraceptivos, a democratização das informações e tudo mais quanto o advento da modernidade nos faz viver, a mulher mais uma vez usa de seu direito e volta a separar o que ela mesma juntou. Quem disse ser necessário amor para se fazer sexo? É razoavelmente possível separar amor e sexo, ou amor e casamento. Se há casamentos por conveniência, este processo não é mais encabeçado pelos pais, mas pela própria mulher que o faz conveniente para si. A mulher assume o espaço masculino não só no mercado de trabalho ou na sociedade, mas também em sua própria mentalidade masculina, ou machista, enfatizando seu direito sobre o próprio corpo e sentimento, tendo aprendido a maestria de separar desejo e amor.

São os “ritmos” meu caro. São os “ritmos”.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bem-te-vi: desapropriação é prioridade?


O prefeito André Granado deve vir a público e esclarecer à população os fatos, e também justificar um investimento tão alto (25 milhões) diante de tantas prioridades no município




Na última segunda-feira o mundo se surpreendeu com o anuncio da renúncia do Papa Bento XVI. Muitas versões foram levantadas, até mesmo conspiratórias e exageradas. Algumas sugeriam até mesmo intervenção da máfia italiana nos assuntos do Vaticano. Outras, mais fatalistas apontavam para o final dos tempos.

Teorias e conspirações à parte, o Vaticano tratou logo de divulgar sua versão, e em pronunciamento oficial alegou cansaço e enfado do sumo pontífice para desempenhar sua função sacerdotal e ponto final. - Se essa versão é verdadeira ou não só a história contará. 

Como essa semana pós-carnaval estava fadada a surpresas, para não fugir da vanguarda, hoje (sexta-feira) Búzios recebe a notícia através do Jornal Primeira Hora da desapropriação da Fundação Bem-te-vi, localizada no Bairro da Rasa. 

A notícia chegou com o mesmo teor de especulações que a renúncia do Papa, e que provavelmente – como foi com Bento XVI – se desenrolará em versões nos próximos dias, até que o prefeito André Granado - como fez o pontífice - divulgue oficialmente a sua versão para o fato. 

A importância social da Fundação Bem-te-vi é inquestionável. É um projeto social grandioso que desempenhou em sua ‘época de ouro' um papel importante para a comunidade da Rasa. Após aquele período, a fundação declinou e passou a manter algumas atividades sociais, mas muito aquém de seu potencial apresentado no início. 

Em 2010 a prefeitura de Búzios, através do então prefeito Mirinho Braga assinou uma parceria com a Fundação e a prefeitura passou a utilizar sua sede para implantação do projeto "Educação para toda vida" através do sistema de ensino integral - CEMEI - que revigorou o espaço e abriu novamente suas portas para a comunidade da Rasa.




............................................................................

"O CEMEI vai funcionar muito maior do que era. Vai funcionar de domingo a domingo. Vai ter o sábado da saúde, o domingo da família. Vai ter circo, teatro' cinema (...) artes marciais." - prefeito André Granado em entrevista a Radio Estação 104 FM
.............................................................................



Apesar de não ter sido explorado em sua totalidade, o CEMEI é um projeto vencedor do governo Mirinho Braga, que segundo as palavras do prefeito André Granado, será reaproveitado em sua gestão utilizando o mesmo espaço da Fundação Bem-te-vi para diversas atividades em tempo integral - exatamente como era o conceito original. 


A versão publicada no jornal aponta para uma suposta 'perseguição política', um "ato do prefeito que pode ter raízes em revanchismo político" - diz o jornal - e levanta também uma série de fatos recortados para justificar tal atitude por parte do governo. 

Diante de um fato tão surpreendente quanto a renúncia do Papa, fica no ar e na cabeça do cidadão dúvidas e especulações sobre qual é de fato o motivo real dessa desapropriação milionária. (25 milhões), da fundação Bem-te-vi. 

O prefeito, assim como fez o papa, deve vir a público e esclarecer à população os fatos, e também justificar um investimento tão alto diante de tantas prioridades no município. Explicar se realmente essa desapropriação é verídica e necessária nesse momento, e se não é interessante dar continuidade, uma vez que, segundo o JPH, o secretário de Educação Claudio Mendonça indicava o mesmo tipo de relação de parceria e cooperação técnica entre a prefeitura de Búzios e a Fundação Bem-te-vi. 

Com a palavra, o sumo alcaide André Granado.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ivo Saldanha: "Búzios sempre foi minha família"


"Naquela época existiam verdadeiras coalizões de grupos pós Brigitte Bardot que patrocinavam tudo e a todos que eram contra mim, e interessava depredar tudo para que a cidade ficasse ingovernável, para que eles introduzissem o seu plano de “quanto pior melhor”




É doutor Ivo!
Para aqueles que não conhecem, na década de 80 este foi o slogan mais falado numa eleição para prefeito na Região dos Lagos. Muito antes da expressão "marketing" - palavra inglesa para definir uma ideia que cola e pega se popularizar - Doutor Ivo Saldanha já utilizava esta técnica com eficiência e intuição.


Nessa pequena entrevista, o ex-prefeito de Cabo Frio, um fenômeno eleitoral que com o mesmo impacto que apareceu, também desapareceu, fala sobre o período (1989 - 1992) que foi prefeito. Revela as armadilhas de seus opositores durante o processo de emancipação de Búzios - então distrito de Cabo Frio - e as dificuldades que teve em seu mandato como prefeito. Atualmente Ivo Saldanha mora em Tamoios e exerce sua atividade médica como psiquiatra em Cabo Frio.

..................................................................................................................

Ivo. Você foi um fenômeno das eleições que antecederam sua vitória como prefeito de Cabo Frio (1989 -1992), mas muitos acham que seu governo não foi à altura do candidato fenomenal que você foi, especialmente para Búzios. Quais foram os motivos para esta avaliação negativa?

Sempre exercitei regras que não tinham nada a ver com a política partidária. As pessoas que eu convivia nas várias profissões como; seringueiro, carteiro, caixeiro, ambulante, garçom entre outras, eram diferentes da que eu encontrei, tanto nos adversários quanto em alguns que rodeavam a panela. Muitos a envenenaram. Fui surpreendido mesmo como ‘mateiro’ experiente. As feras da selva de pedra produziram escombros na sua própria terra para destruir os que não rezavam na sua cartilha. Quando assumi a cidade era impossível governa-la, existiam armadilhas de todos os lados.

Mas quais eram essas armadilhas e quem as preparou?

O governo que eu sucedi em Cabo Frio era o mesmo que está hoje ( Alair Correia). Naquela época existiam verdadeiras coalizões de grupos pós Brigitte Bardot que patrocinavam tudo e a todos que eram contra mim, e interessava depredar tudo para que a cidade ficasse ingovernável, para que eles introduzissem o seu plano de “quanto pior melhor”. Era um verdadeiro cartel dos mais eficientes do país. E com a vinda do Collor eles se fortaleceram e o seu comandante principal chamava-se Umberto Modiano.

Durante o período do processo da emancipação de Búzios, a cidade se dividiu em duas frentes: uma 'Búzios com Tamoios' e outra com 'Búzios só'. Pessoas ligadas a esses grupos dizem que você como prefeito foi contra o processo de emancipação. Isso é verdade?

Não é verdade! Sempre tive uma prática de liberdade e democracia. Eu acompanhava naquela época alguns cartéis interessados em fazer apenas um bom negocio, e a minha intenção era ver uma Búzios livre - como aconteceu. Aquele freio que dei no processo trouxe a oportunidade para lideranças autênticas governa-la.

Quem representava esses cartéis?

Esse comandante que já nos referimos. O Dr. Umberto Modiano, na época, muito poderoso, patrocinava tudo que fosse necessário com a sua mala mágica.



"O primeiro emprego quando recém-formado do doutor André foi trabalhar no nosso governo"

______________________



Alguns falam que você, como o prefeito André Granado faz hoje, circulava com escolta armada quando vinha a Búzios. Búzios era muito hostil naquela época?

Búzios sempre foi a minha casa. Esses cartéis sim eram hostis, que montavam esquemas para criarem fatos que viessem a me desmoralizar. Eu usava apenas como proteção desses cartéis, e não da população de Búzios que sempre foi minha família e me tratou com muito Amor.

Alguns dizem que a emancipação não foi uma boa para Búzios. Você acha que fez bem a cidade em relação ao que era quando distrito de Cabo Frio?

Segundo Jean Paul Sartre, estamos condenados a Liberdade. Búzios tem um dos maiores potenciais turísticos do país e a visão administrativa não era assimilada. A possibilidade de uma administração própria era a melhor solução na época para o distrito.

Búzios hoje tem um prefeito que também é médico, como você. As pessoas sempre dizem que médico como prefeito não dá certo. Você conhece o prefeito de Búzios, André Granado?

Não é verdade porque Juscelino Kubitschek era medico e foi um ótimo administrador. E atualmente, com a tecnologia de gestão de pessoas, tem toda possibilidade de exercer um governo exemplar. Os gestores fazem confusão às vezes entre os objetos e as pessoas. O importante é o ser humano. O governo deve investir é nas pessoas, no ser humano. O primeiro emprego quando recém-formado do doutor André foi trabalhar no nosso governo. Espero que no seu mandato ele possa justificar o que sempre imaginamos para um governo municipal. E se poderia estar melhor? Sim, sempre é importante a mudança, e que seja para melhor.

Doutor André trabalhou em qual área do seu governo?

Na Saúde, no segundo distrito em Tamoios, em Angelim e Araçá, na zona rural.

Você como personagem protagonista da política cabofriense, o que espera do governo de Alair Correia?

A vida política de Alair eu acompanhei desde os primeiro passos. O primeiro governo foi realmente muito difícil, e de lá para cá observo uma mudança. Vejo hoje ele já bem adiantado no seu contrato da vida (sua idade), que em todos nós o limite está em torno de 85 a 100 anos. Têm alguns que ultrapassam um pouquinho mais, outros nem chegam. Espero que ele possa governar Cabo Frio sabendo desenvolver seus grandes potenciais culturais, turísticos, ambientais e sociais. A riqueza histórica de Cabo frio por onde quase todos os grandes acontecimentos históricos do país e das Américas se passaram, necessita de um ‘pacto de paz’ como fizeram os índios tupinambás na confederação dos Tamoios, e também da chamada Arca da Aliança do velho testamento. O momento é saudável para um novo exemplo de governança que possa ser exemplo para um país com cidadania plena, onde o munícipe possa participar, fiscalizar e gerenciar, democratizando o orçamento com um plano diretor social. Onde as obras sejam humanizadas e que todos saibam o que irá ser feito com os orçamento – disponível na internet - e que se desenvolva ‘paparazzis sociais’ de fiscalização e que traga uma nova figura social autêntica do chamado “quarto poder social” - que é a parceria entre o ministério publico, o terceiro setor (comunidade organizada) e a imprensa. Tem tudo para fazer um governo para coroa-lo do canto do cisne.


Nesta foto de 1989, Ivo Saldanha Observa atento ao discurso de Alair Correia no antigo Centro Comunitário Sebastiana Cunha Bueno, em São José, onde hoje está um condomínio de casas populares



Muito tempo passou e muitas pessoas não sabem de sua importância na política regional. A sua ideologia política ainda é a mesma?

Hoje estou dedicado as compreensões sociais e a da vida, vejo uma forquilha, em que a vida escreveu as suas leis e o social escreveu outras regras. Como não podemos erradica-las ou então plagia-las é necessário uma compreensão em cada uma que possa cumprir a programação da vida  - que é a nossa dona - e o exercício social mais adequado ao ser humano e ao desenvolvimento humano sem torna-lo “humanoidezado”. É a oportunidade impar para a cidade de Cabo Frio ser a semente da história do novo mundo, que teve aqui o nome do Brasil, o nome dos Brasileiros, o nome das Américas, o nome da mitologia indígena, a historia da pesca, do Sal, da mão de obra dos índios, encontros da civilização das Américas, dos europeus, negros e índios, um dos maiores genocídios do país, que foi a felonia de Antônio Salema*, - pacto da paz da confederação dos tamoios -, aonde o legislativo vem primeiro que o executivo.

A cidade esta pronta para ser polo de saúde, de educação, de liderança, de preparação de mão de obra, trazendo para esse século a oportunidade de uma nova Luz de evolução social. Sempre se buscou respostas nos grandes centros ou nas grandes universidades mundiais, e aqui, aos nossos pés está um verdadeiro aquífero cultural para responder.

Por que não tem havido desenvolvimento social exemplar até agora. Se Cabo Frio desenvolver esse plano diretor social com a humanização da principal figura no município, que é o orçamento, a criação dos micros orçamento para as comunidades organizadas, o incentivo aos ‘paparazzi sociais’ e a formação do quarto poder com a parceria do ministério publico, do 3º setor (a comunidade) e da imprensa, concretizando a evolução social e da democracia. Ai terão a resposta.

...falou como candidato (rs)

Atualmente como medico psiquiatra e psicoterapeuta estamos lançando a “Cidade da Vida” que é uma entidade sem corpo, que sente e pressente, conecta saberes. Não a saberes maior nem menor, mas a um saber diferente.

Trabalha o genograma, ecomapa, bioma e as vulnerabilidades genéticas e busca as metas da vida: ser Feliz. Ter prazer Saudável, Ter Liberdade e Ter Livre arbítrio.

Faz a leitura dos manuais sociais e da vida. Fonte cientifica de aprendizagem, astro biologia, neurociência, ciência cognitiva comportamental sistêmica e bíblica. Dentro da “Cidade da Vida” também teremos um cardápio histórico que contará a historia de nossa região. Vai manter viva a historia, os eventos e as pessoas.



"Com estas propostas, André Granado sairá daqui governador do estado do Rio de Janeiro, e ensinará ao Lula e Dilma Rousseff como governar"

_______________________




É alguma instituição alternativa (esotérica)? (rs)

Não é esoterica..(rs)... é uma filosofia holística. Nós humanos somos formados por onze subsistemas que conectados formam o todo.

 Você como médico e ex-prefeito, qual conselho daria para o prefeito André Granado?

Escutar até ficar roco, ser humilde, gostar das pessoas, investir na principal figura real que é o ser humano, acolher, cuidar e capacitar sua população, implantar a meritocracia social, humanizando o orçamento, tendo projetos desde o primeiro dia de governo com as metas do plano diretor social, criando os micros orçamentos para parceria com a comunidade organizada, “fortalecimento da cidadania plena”, onde o munícipe participa, fiscaliza e gerencia. Que seja um governo escancarado para os ‘paparazzi sociais’ e essa figura nova do quarto poder que mencionei anteriormente. Com estas propostas ele sairá daqui governador do estado do Rio de Janeiro, e ensinará ao Lula e a Dilma Rousseff como governar.  E ai sim, parafraseando a Marta Suplicy, a grande dama do PT, bastará relaxar e gozar....

Sua relação com André Granado é boa, ele ouviria seus conselhos?

Há muitos anos que eu não o vejo. Gostaria que ele visse essa nossa entrevista.

... gostaria de ser prefeito ou vereador em Búzios?

 Sobre ser prefeito ou vereador, a minha intenção é passar todas essas informações para novas lideranças, independente de partido. Acho que hoje ajudaria muito mais trazendo esses novos projetos sociais para as novas lideranças

As eleições para deputados, senadores e presidentes, você apoia alguém em Cabo Frio?

Estou em tempo integral me dedicando a minha profissão e ao envolvimento intensivo com meus pacientes, morando mais distante do caldeirão político, frequentando inúmeros congressos e seminários e dedicado a leitura dos manuais da vida e social. Quase não tenho tempo para assistir da praia do forte a ressurgência.

Ivo discursa no lançamento do centro comunitario da Cunha Bueno em São José ,
conhecido na época como Saco Fora


Perdeu o interesse pela política ou ainda existe alguma pretensão de ocupar cargo público?

O que vejo hoje olhando para as novas ciências que estão acontecendo a astrobiologia a neurociência, cognitiva comportamental, as teorias sistêmicas, os saberes populares, traduzindo o novo e o velho testamento com os hábitos das pessoas, sinto e pressinto que são necessárias mudanças, esperança, paz, felicidade, prazer saudável, liberdade e livre arbítrio. É necessário imitar a principal figura da fabricação da vida, principalmente nos mamíferos que é o útero materno, a verdadeira oficina biológica da vida, cuja tarefa é acolher, cuidar e qualificar.

Olhando esse fenômeno da ressurgência me traz a reflexão e a meditação dessa celebração, somar vida ao tempo que ainda resta.