Início das aulas
O secretário tem razão. E convenhamos, não deveria ser, mas é assim, esses contra-tempos em início de ano letivo acontecem na maioria dos municípios. O professor falta, a escola ainda está suja, as crianças voltam para casa mais cedo e bagunçam tudo que suas mães arrumaram achando que seus filhos estavam estudando, enfim, dá para perdoar. Mas uma coisa deve ser observada: tem escola e tem professor concursado. Falta agora apresentar a fórmula que vai fazer tudo isso funcionar pois até agora só foi vista nas mídias sociais e em vídeos do youtube. Ou seja. Na teoria!
O vereador Lorram e o secretário de Educação Carlos Mendonça. Na pauta, além do almoço, temas relacionados à educação em Búzios. Foto: facebook |
Novos hábitos
Para uma cidade pequena como Búzios, alguns hábitos estão tão absorvidos pela cultura local que a simples ausência deles causa desconforto. Recém-chegado de Niterói, o secretário de educação, Claudio Mendonça ainda não entendeu essa dinâmica da cidade e se comporta de maneira metropolitana, prática, e trata somente sobre o que é necessário, de acordo com sua cultura de 'cidade grande'. Durante a sua visita pelas escolas, os funcionários e professores estranharam o comportamento frio do secretário que deixou de lado a cordialidade e não cumprimentou nem um funcionário sequer. Não sei em Niterói, mas aqui em Búzios isso se chama falta de 'educação'.
Búzios Convention & Visitors Bureau afinado com Búzios
Cristiano Marques, ex-secretário de turismo, considerado um talento, foi contratado como Diretor Executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB). O objetivo é ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade turística. O BCVB foi fundado em 1997, mas foi em 2009, através da iniciativa e parceria da Secretaria de Turismo de Búzios, que o BCVB decolou e hoje congrega mais de cem associados mantenedores que representam todos os seguimentos do trade turístico buziano. Para Cristiano, o BCVB está bem afinado com a atual gestão da secretaria de turismo e essa parceria publico-privado, segundo o diretor, é muito importante para o desenvolvimento do turismo na cidade.
Thomas Weber, o secretário de turismo,Jose Marcio, o diretor do BCVB Cristiano Marques, Octávio Martins e a diretora de turismo Marcela Palermo. Equipe afinada para alavancar o turismo de Búzios |
Cultura x Turismo
Fontes do governo apontam para uma discordância interna silenciosa entre as pastas do turismo e da cultura. Provavelmente a simetria de algumas ações pode estar causando algum mal estar entre essas pastas. O roteiro histórico cultural, por exemplo, apresentado pelo secretário de turismo José Marcio e pelo diretor de turismo náutico, José Wilson, não contou com a presença de nenhum membro da cultura municipal.
Cultura X Turismo 2
De fato, uma pasta completa a outra e por isso vai demandar muita sintonia entre os secretários. Em tese, a arrumação parece confusa; o secretário de cultura, Alexandre Raulino vem do segmento do turismo, e José Wilson, diretor de turismo náutico, buscou incessantemente durante todo o período pré e pós eleição um posto na cultura. Os dois, teoricamente em posição invertida, estão 'escorados' nas diretrizes de quem está por trás, para que suas funções tenham êxito: José Márcio, no turismo e Mário Paz, na cultura.
Bandeiras do pórtico.
Não há dúvida. As novas bandeiras enfileiradas próxima ao pórtico dão um 'glamour' na entrada na cidade e merecem o tratamento dado pela secretaria de Turismo. Não se sabe se por ato de protesto à terra do Tio Sam ou por algum outro motivo, as bordas da bandeira americana foram rasgadas em tiras, exatamente como fazem os membros do Al Qaeda em protesto aos EUA, e tudo indica os rasgos foram feitos propositalmente.
Nem a feijoada do Perú Molhado conseguiu conciliar e definir uma posição na relação já conturbada entre o ex-candidato a vereador Nani Mancini e o prefeito André Granado. Até de maneira subliminar, o governo aproveita para deixar recados para o corso. Na reposição das bandeiras do pórtico colocaram a da Córsega de cabeça para baixo. Recado mais claro que esse impossível.
Artesãos da Orla Bardot
A orla ficou bonita, ponto. Agora resta ao executivo cuidar dos artesãos que foram literalmente 'varridos' para debaixo do tapete, como se não existisse a questão individual e pessoal daqueles trabalhadores. O governo pensou no cartão postal mas esqueceu de ver a fotografia social do problema. Há relatos de artesãos que desmaiaram devido ao calor extremo que faz naquele local e a absoluta falta de condições para esses trabalhadores.
Brasão
Há controvérsias quanto ao uso do brasão oficial do município como marca do governo. É um símbolo permanente que sofreu uma intervenção visual para se ajustar às cores de uma administração. Diferente de outros municípios, esse talvez seja o único caso de alteração de um símbolo oficial sem consulta popular ou legislativa.
Nota chapa Branca
Foi realizada nesta terça-feira, dia 19, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e presidentes de equipes de futebol amador do bairro Cem Braças. A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento da parceria entre a comunidade local e o governo municipal, além do debate de metas para a modalidade no município. Secretário da pasta, Thiago Costa tratou do calendário esportivo, da reativação da Liga Municipal de Futebol Amador e da revitalização da Academia Popular de Cem Braças, também abordou sobre a entrada do time profissional de Armação dos Búzios na terceira divisão do Campeonato Carioca Estadual.
O secretário Thiago Costa fala com os presidentes das associações esportivas de Cem Braças. Observem na foto a empolgação contagiante dos participantes da reunião. Cadê o Romário? |
Fundação Bem te vi
Pelo visto, qualquer ação do governo que represente algum prejuízo para o ex-secretário Ruy Borba será bem aceita pelos ex-ativistas de Búzios, independente do efeito colateral que essas ações possam causar no município. Vejam o caso da Bem te vi, um ato de desapropriação que independente de qualquer coisa poderia ser feito em outro momento diante de tantas prioridades. Se o valor da fundação, (15 milhões) especulado por alguns corretores se confirmar, é dinheiro suficiente para construir quase nove escolas, inclusive para atender ao bairro da Rasa. Mas como é um ato que vai contra o ex-secretário, tudo está bem.
Audiência de peso
Vejam este caso de sucesso. O site da Folha de Bebeto, quer dizer, de Búzios, registrou a incrível marca de 41 mil visualizações só no mês de janeiro. Proporcionalmente ao número de visitas, o peso do editor também aumentou exponencialmente 18 quilos e fez com que Bebeto encomendasse à Apple uma esteira com Iphone e internet para diminuir o peso e aumentar a audiência.
KKKKKK..... Essa do Bebeto é muito boa. Ele devia vender esse site o mais rápido possível, esse menino (?) pode ficar rico fáil, fácil....
ResponderExcluir