Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estagiários pra quê?


Alguns estudantes que tinham essa renda como essencial para o prosseguimento de seus estudos ficaram com uma sensação de que foram vítimas de alguma manobra política




Os estagiários que prestavam serviço para prefeitura de Búzios foram surpreendidos com o aviso de demissão de seus cargos sem qualquer comunicado oficial por parte das chefias. Alguns souberam por meio das redes sociais ou informalmente, e só depois foi confirmado quando procuraram setor de recursos humanos.

Segundo informações, a secretaria de gestão já havia emitido memorandos a todos os secretários comunicando a determinação quanto a rescisão dos contratos dos estagiários para o mês de fevereiro, e a elaboração de um novo processo de seleção de novos estagiários através de um recadastramento.

O que estranha é o fato de não ter havido qualquer comunicação prévia a esses universitários que recebiam o salário - um pouco mais de 500 reais para ajuda no estudos - e que foram pegos de surpresa com a notícia da demissão.

Outro fato é quanto ao prazo de validade do contrato que venceria somente em 2014 rescindido unilateralmente, sem qualquer argumentação jurídica, uma vez que o programa de estagio é previsto pela lei 731/09.

O que não pode ser usado como argumento para esses cortes é o impacto orçamentário desses estagiários na folha salarial - que é mínimo - uma vez que a fonte para esses recursos são os royalties e não os recursos ordinários utilizados para a folha salarial do servidor concursado ou comissionado.

Alguns estudantes tinham essa renda como essencial para o prosseguimento de seus estudos e que ficaram com uma sensação de que foram vítimas de alguma manobra política.

Definitivamente não foi bom para a imagem do governo junto ao segmento educacional afetar dessa maneira uma categoria que está em processo acadêmico e conta com esse suporte financeiro para custear seu desenvolvimento como profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é essencial.