Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Campo da SEB: atualmente o único gol na SEB é um carro


Hoje em dia, com carros no lugar de jogadores, o campo da SEB vem, ano após anos, se descaracterizando como 'um espaço de todos'. Não acontecem mais as "peladas" de fim de tarde.





Bola 'dente de leite' ou de couro. De chuteiras ou descalços, na grama ou  pedalando. Assim foi a infância de muitos buzianos, nativos ou não, que aprenderam algum tipo de recreação ou atividade no Campo da SEB (Sociedade Esportiva de Búzios). Na bicicleta ou no futebol,  crianças, jovens e adultos tomaram tombos ou fizeram gols nesse campo comunitário.

Na era de ouro do futebol buziano - anos 80- assistir aos jogos na SEB era melhor que ouvir um Fla X Flu com Zico e Roberto Dinamite na Rádio Globo. Não havia refletores como os de hoje em dia, e as partidas só eram encerradas quando o dia escurecia ao som das cigarras.  Não havia arquibancadas, e os domingos eram de festa, com lotação máxima para assistir aos clássicos entre Mangue (Centro) e Azul e Branco (Armação).


Não acontecem mais as "peladas" de fim de tarde. Os torneios e os campeonatos estão se tornando raros e desinteressantes


Hoje em dia, com carros no lugar de jogadores, o campo da SEB vem, ano após anos, se descaracterizando como 'um espaço de todos'. Não acontecem mais as "peladas" de fim de tarde. Os torneios e os campeonatos estão se tornando raros e desinteressantes, e com isso, o campo segue rumo ao esquecimento para a prática de esporte e recreação, sua vocação original, e vem sendo utilizado para shows, estacionamento e até para heliporto.

Já existe um pensamento, um movimento para transformação do Campo da SEB em estacionamento central sob o argumento de que essa iniciativa será de utilidade pública, uma vez que o problema do fluxo de veículo no centro da cidade seria amenizado e beneficiaria a todos, não somente a uma minoria que atualmente explora como estacionamento.


A nova secretaria de esporte também pode fomentar praticas esportivas naquele espaço e colaborar na elaboração de campeonatos mais interessantes


Se não houver por parte da administração da SEB e das pessoas envolvidas com a direção do clube o interesse no resgate do uso original do campo para  prática de esportes e evitar seu uso para outros fins, como os que estão sendo praticados, o caldo desse movimento para extinção do campo vai ganhar força na sociedade que certamente irá apoiar a iniciativa diante do mau uso desse espaço.

É urgente trocar os pneus pelas chuteiras. A nova secretaria de esporte também pode fomentar praticas esportivas naquele espaço e colaborar na elaboração de campeonatos mais interessantes, e aproveitar o suporte do deputado Federal Romário, que indicou o novo secretário, para criar pólos de talentos do futebol na cidade, gerar receita para o clube e formar craques buzianos. As crianças, os adultos e todos que tem uma história com esse campo vão agradecer pelo gol.

Um comentário:

Sua participação é essencial.