Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O lado ruim da coisa


"Mais vale um post atrasado, mas que tenha sido apurado, dado credito a fonte e que responda, na medida do possível, as perguntas de um lead, que um post "exclusivo" que informe pela metade e que existe mais para saciar a vaidade do "jornalista" que para por em foco a verdadeira estrela, a notícia."



Por  Victor Viana - Jornalista

Trabalho profissionalmente com a internet há seis anos. Sou um entusiasta da blogosfera e Mídias Sociais e do poder da informação na mão de todos. Mas é preocupante quando o usuário comum das novas mídias se empolga e começa a querer para si o status de jornalista, talvez acreditando haver algum glamour, sem saber que é uma profissão como qualquer outra, um ganha pão cansativo e que em muitos momentos comporta horas de trabalho tedioso.  Sem contar que envolve muita responsabilidade e  necessidade de estudo e pesquisa constante. 

Alguém liga e avisa o que viu; alguém envia uma mensagem em Box. Ou mesmo você passa de carro; van, ônibus, moto, táxi...e vê dois carros batidos e uma criança no chão. Você em segundos - certo de ter um furo - posta no Twitter ou qualquer Facebook da vida: " Uma criança atropelada no bairro do Catatau". Você noticiou antes dos jornais! Antes do rádio! Da TV! Você noticiou antes dos jornalistas da web! 


"Um dia entrevistando um radialista me disse que para ser jornalista era preciso apenas ter cultura, eu completei: "Cultura e Técnica"."


Quantas mães leram seu post e entraram em desespero por não saberem se era seu filho ou filha?  O que faltou no "furo"? O quê, quem, quando, onde e como, a estrutura básica de um LEAD. Um dia entrevistando um radialista me disse que para ser jornalista era preciso apenas ter cultura, eu completei: "Cultura e Técnica".  Mais vale um post atrasado, mas que tenha sido apurado, dado credito a fonte e que responda, na medida do possível, as perguntas de um lead, que um post "exclusivo" que informe pela metade e que existe mais para saciar a vaidade do "jornalista" que para por em foco a verdadeira estrela, a notícia. 


Victor Viana:  @VianaBúzios - Jornalista, Assessor de Imprensa, Escritor e Problogger. Leia mais textos de Victor Viana em WWW.curingadebuzios.blogspot.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é essencial.